Olá se você chegou aqui, isso quer dizer que está com um problema bem chato a mensagem “Não Registrado na Rede”, mas não se preocupe vamos mostrar várias maneiras para corrigir esse erro.
Se a mensagem não registrado na rede apareceu em seu smartphone e você não conseguiu mais fazer ligações, enviar ou receber mensagens e acessar a internet.
Então isso pode ser um problema e vamos mostrar como resolve-lo, continue lendo.
Veja o que você vai encontrar nesse artigo:
- O que significa a mensagem “não registrado na rede”?
- Em quais aparelhos a mensagem “não registrado na rede” aparece?
- Como evitar a mensagem “Não registrado na Rede”?
- Por que ocorre esse erro?
- Como resolver o erro “Não registrado na rede”
O que quer significa a mensagem Não Registrado na Rede?
Nosso smartphone está analisando constantemente todas os sinais emitidos pelas antenas das operadoras e escolhendo o melhor para utilizar de acordo com sua localização.
Mas por que a mensagem “Não Registrado na rede aparece”?
A mensagem Não Registrado na Rede aparece pois seu celular não consegue se conectar a rede da operadora isso pode acontecer por vários motivos sendo os motivos mais comuns os seguintes:
- Falha na escolha automática de rede;
- Repetidas trocas entre as redes com tecnologias 3G e 4G;
- Falha do IMEI;
- Manutenção de antenas da sua operadora;
- Cancelamento da sua linha;
- Possível Oxidação ou mau contato do cabo flat da antena de seu smartphone;
- Área sem sinal da sua operadora;
- Chip mal cortado, mal encaixado, oxidado, queimado. etc.
Como Evitar a Mensagem Não Registrado na Rede?
A principal maneira para evitar o erro não registrado na rede é sempre analisar a qualidade do sinal da operadora na região onde você mora. Para isso é só verificar a cobertura da sua operadora na sua cidade.
A mensagem sempre aparece após a manutenção de alguma antena da sua operadora ou depois de algum problema técnico.
Em quais aparelhos essa mensagem aparece?
Essa mensagem pode aparecer em qualquer aparelho e em qualquer operadora, os mais comuns são os modelos que vou mostrar na tabela abaixo.
E acontece bastante na operadora Oi.
Marca | Modelo |
Samsung | J2 |
Samsung | J5 Prime |
Samsung | Galaxy S7 |
Samsung | J6 |
Samsung | J8 |
Samsung | J7 Neo |
Samsung | J5 Pro |
Agora veja abaixo várias maneiras para resolver esse problema.
Como resolver “Não registrado na rede”?
Bom nesse tópico vou apresentar várias maneiras para resolver esse problema de maneira rápida e fácil.
Mas antes de apresentar as maneiras para resolver esse problema, você já desligou e ligou seu aparelho? Isso por parecer simples mas realmente pode resolver esse problema.
Se você já fez o procedimento de desligar e ligar seu aparelho e isso não resolveu a mensagem de erro “Não registrado na rede”, não se preocupe abaixo vou mostrar algumas maneiras de resolver esse problema.
OBS: O tutorial a seguir foi realizado em um Smartphone Motorola Moto Z2 Play com o Android Oreo 8.0, então os procedimentos realizados no tutorial podem ser diferentes no seu aparelho.
Principalmente se seu aparelho for de uma marca diferente, mas as configurações e alterações mostradas pelo tutorial serão fáceis de encontrar e serem realizadas no seu Smartphone.
Qualquer dúvida deixe nos comentários e nossa equipe irá responder o mais rápido possível.
1- Opção Resolver “Não Registrado na Rede” com Modo Avião
A primeira solução pode ser bem simples mas pode funcionar veja o que fazer no passo a passo abaixo:
- Ligue o modo avião do seu smartphone;
- Realize uma chamada;
- Desative o modo avião do seu smartphone;
- Agora espere o celular realizar a conexão com a operadora;
- Veja se o sinal voltou.
Se o sinal não voltar siga para o próximo método.
Leia também:
- Como Saber Meu Número para qualquer operadora.
2- Opção Para Resolver “Não Registrado na Rede” Limpando o Chip da Operadora
O segundo método é basicamente desligar o aparelho e limpar seu chip isso vai fazer com que seu chip tente conectar novamente na rede da sua operadora e se o problema for por causa de sujeira e mal contato isso pode resolver.
Para limpar seu chip é só seguir os passos abaixo:
- Desligue seu aparelho;
- Remova o chip do seu smartphone;
- Utilize uma borracha branca para limpar o contato (parte dourada) do chip;
- Coloque o chip novamente e ligue o celular e realize uma chamada.
Se o método acima funcionou então pode parar por aqui mesmo, mas se infelizmente não funcinou então continue lendo vamos mostrar mais opções para resolver esse problema.
3- Opção Para Resolver “Não Registrado na Rede” Alterando o Tipo de Tecnologia de Rede
Aqui você vai aprender a trocar a tecnologia (4G, 3G e 2G) do sinal do seu aparelho, muitas vezes o aparelho não conecta na rede do aparelho por causa das configurações de rede.
Então alterar isso pode resolver o problema, veja como alterar a tecnologia de rede do seu Smartphone.
Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o Menu de Aplicativos;
- Entre em Configurações;
- Clique em Rede e Internet;
- Selecione Tipo de rede preferencial;
- Escolha a Tecnologia (4G, 3G e 2G).
Veja o passo a passo em imagens rolando para os lados:
4- Opção Para Resolver “Não Registrado na Rede” Forçando o Registro na Rede
Esse método consiste em acessar as configurações do seu aparelho e solicitar a pesquisa de rede e conexão com a rede de sua operadora manualmente ou uma conexão automática.
Mas fique tranquilo parece difícil mas é um método bem simples na verdade. Vou iniciar mostrando como ativar o Roaming do seu Smartphone.
Veja o passo a passo para ativar o Roaming no seu aparelho:
- Acesse o Menu de Aplicativos;
- Entre em Configurações;
- Clique em Rede e Internet;
- Ative a opção Roaming de dados;
- Aceite a mensagem “Permitir roaming de dados” tocando em OK.
Veja o passo a passo em imagens role para o lado.
Agora que já ativou o Roaming para seu celular vou mostrar como selecionar a rede manualmente da sua operadora.
Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o Menu de Aplicativos;
- Entre em Configurações;
- Clique em Rede e Internet;
- Toque em Operadoras de Rede ou Rede Móvel;
- Pesquisar redes para selecionar a rede manualmente;
- Para selecionar a rede automaticamente clique em escolher automaticamente.
Compartilhe:
5-Atualizar o Software do Android ou iOS
A mensagem de erro Não Registrado na Rede pode aparecer por causa de aplicativos do sistema desatualizados no seu android ou iOS então para evitar esse transtorno é melhor manter atualizado.
Mas como eu atualizo meu aparelho então?
É muito simples basta seguir o nosso tutorial abaixo:
- Antes de iniciar, carregue seu celular e deixe a bateria com 100% de carga, isso é necessário afinal se você atualizar com pouca carga pode acontecer algum problema;
- Abra o Menu de Aplicações;
- Acesse as Configurações;
- Role até Sistema;
- Toque em avançado para abrir mais opções;
- Procure Atualização do Sistema;
- Se tiver alguma atualização pendente, instale-a e espere o celular reiniciar.
Após esse tutorial você já vai saber se precisa atualizar o seu aparelho ou não. Se você precisou atualizar seu aparelho após a reinicialização verifique se o erro Não registrado na rede desapareceu.
6-A Falha de Registro do IMEI na Rede
Quando o seu smartphone tenta se conectar com uma rede ele deve informar o IMEI desse aparelho, e o número informado deve ser válido.
Em alguns casos pode acontecer alguma instabilidade ou mal contato entre o chip e o aparelho ocasionando na falha de registro do IMEI.
Esse problema costuma acontecer principalmente em ROMs customizadas e aparelho com acesso ROOT liberado, ou seja, se você estiver recebendo essa mensagem e você utiliza uma custom ROM então essa pode ser a causa.
Então para verificar se seu aparelho está com IMEI funcionando corretamente basta fazer uma ligação para o seguinte código:
- *#06#
Bom se apareceu seu IMEI na tela então está tudo certo, mas se você recebeu uma mensagem de erro então essa pode ser a causa da mensagem não registrado na rede.
Se você utiliza uma custom ROM ou liberou o acesso ROOT no seu aparelho, recomendo que você tente restaurar para as configurações de fábrica, ou reinstalar o seu Android original.
Não vou me prolongar aqui mas para não deixar você perdido, busque no Google as palavras “Restaurar Stockrom + Modelo do seu aparelho (Moto z2, Samsung J7 e etc)”.
7-A Manutenção das Antenas da Sua Operadora Pode ser a Causa
Se essa for a causa da mensagem então não tem o que fazer a não esperar a manutenção terminar.
Mas para saber isso você pode entrar em contato com sua operadora através de outro aparelho e perguntar se a rede está normal na sua região.
Outra opção é verificar no site das operadoras e verificar o status da cobertura na sua região é só clicar abaixo:
Verifique também se você está em uma área com rede da sua operadora.
8-CHIP(SIM Card) Cortado Errado ou Mal Encaixado no Aparelho
Se você seguiu todos os tutoriais e nada funcionou, então verifique se seu chip está encaixado corretamente no seu aparelho.
Outra possibilidade é a de que seu chip foi cortado errado, caso você mesmo tenha cortado verifique se não danificou a parte dourada durante o corte.
Se o chip está danificado então não há como recuperá-lo e você deve comprar outro chip e solicitar a portabilidade para conseguir utilizar o mesmo número.
Você pode também solicitar através de uma loja física, para encontrar a loja mais perto de você acesse abaixo:
9-A Oxidação no Cabo Flat da Antena do seu Aparelho pode ser o problema
Para se conectar na rede da sua operadora seu celular tem uma antena interna que faz esse serviço para você, essa antena interna utiliza um cabo flat e as vezes esse cabo pode se romper ou oxidar e isso faz com que a antena do seu smartphone não consiga se comunicar com a rede da operadora.
Quando isso acontece o único jeito é levar até uma loja autorizada para fazer a troca desse cabo e fazer tudo voltar ao normal.
10-Troca ou Portabilidade de Operadora
Se até agora nada funcionou, você pode optar por escolher uma nova operadora e realizar a portabilidade trocando de operadora sem perder seu número atual.
É muito fácil confira:
- Portabilidade Vivo
- Portabilidade Oi
- Portabilidade TIM
- Portabilidade Claro
- Portabilidade Nextel