Não Registrado na Rede? | 10 Maneiras de Resolver esse Problema

Olá se você chegou aqui, isso quer dizer que está com um problema bem chato a mensagem “Não Registrado na Rede”, mas não se preocupe vamos mostrar várias maneiras para corrigir esse erro.

Se a mensagem não registrado na rede apareceu em seu smartphone e você não conseguiu mais fazer ligações, enviar ou receber mensagens e acessar a internet.

Então isso pode ser um problema e vamos mostrar como resolve-lo, continue lendo.

Veja o que você vai encontrar nesse artigo:

  • O que significa a mensagem “não registrado na rede”?
  • Em quais aparelhos a mensagem “não registrado na rede” aparece?
  • Como evitar a mensagem “Não registrado na Rede”?
  • Por que ocorre esse erro?
  • Como resolver o erro “Não registrado na rede”

O que quer significa a mensagem Não Registrado na Rede?

Nosso smartphone está analisando constantemente todas os sinais emitidos pelas antenas das operadoras e escolhendo o melhor para utilizar de acordo com sua localização.

Mas por que a mensagem “Não Registrado na rede aparece”?

A mensagem Não Registrado na Rede aparece pois seu celular não consegue se conectar a rede da operadora isso pode acontecer por vários motivos sendo os motivos mais comuns os seguintes:

  1. Falha na escolha automática de rede;
  2. Repetidas trocas entre as redes com tecnologias 3G e 4G;
  3. Falha do IMEI;
  4. Manutenção de antenas da sua operadora;
  5. Cancelamento da sua linha;
  6. Possível Oxidação ou mau contato do cabo flat da antena de seu smartphone;
  7. Área sem sinal da sua operadora;
  8. Chip mal cortado, mal encaixado, oxidado, queimado. etc.

Como Evitar a Mensagem Não Registrado na Rede?

A principal maneira para evitar o erro não registrado na rede é sempre analisar a qualidade do sinal da operadora na região onde você mora. Para isso é só verificar a cobertura da sua operadora na sua cidade.

A mensagem sempre aparece após a manutenção de alguma antena da sua operadora ou depois de algum problema técnico.

Em quais aparelhos essa mensagem aparece?

Essa mensagem pode aparecer em qualquer aparelho e em qualquer operadora, os mais comuns são os modelos que vou mostrar na tabela abaixo.

E acontece bastante na operadora Oi.

MarcaModelo
SamsungJ2
SamsungJ5 Prime
SamsungGalaxy S7
SamsungJ6
SamsungJ8
SamsungJ7 Neo
SamsungJ5 Pro

Agora veja abaixo várias maneiras para resolver esse problema.

Como resolver “Não registrado na rede”?

Bom nesse tópico vou apresentar várias maneiras para resolver esse problema de maneira rápida e fácil.

Mas antes de apresentar as maneiras para resolver esse problema, você já desligou e ligou seu aparelho? Isso por parecer simples mas realmente pode resolver esse problema.

Se você já fez o procedimento de desligar e ligar seu aparelho e isso não resolveu a mensagem de erro “Não registrado na rede”, não se preocupe abaixo vou mostrar algumas maneiras de resolver esse problema.

OBS: O tutorial a seguir foi realizado em um Smartphone Motorola Moto Z2 Play com o Android Oreo 8.0, então os procedimentos realizados no tutorial podem ser diferentes no seu aparelho.

Principalmente se seu aparelho for de uma marca diferente, mas as configurações e alterações mostradas pelo tutorial serão fáceis de encontrar e serem realizadas no seu Smartphone.

Qualquer dúvida deixe nos comentários e nossa equipe irá responder o mais rápido possível.

1- Opção Resolver “Não Registrado na Rede” com Modo Avião

A primeira solução pode ser bem simples mas pode funcionar veja o que fazer no passo a passo abaixo:

  1. Ligue o modo avião do seu smartphone;
  2. Realize uma chamada;
  3. Desative o modo avião do seu smartphone;
  4. Agora espere o celular realizar a conexão com a operadora;
  5. Veja se o sinal voltou.

Se o sinal não voltar siga para o próximo método.

Leia também:

2- Opção Para Resolver “Não Registrado na Rede” Limpando o Chip da Operadora

O segundo método é basicamente desligar o aparelho e limpar seu chip isso vai fazer com que seu chip tente conectar novamente na rede da sua operadora e se o problema for por causa de sujeira e mal contato isso pode resolver.

Para limpar seu chip é só seguir os passos abaixo:

  1. Desligue seu aparelho;
  2. Remova o chip do seu smartphone;
  3. Utilize uma borracha branca para limpar o contato (parte dourada) do chip;
  4. Coloque o chip novamente e ligue o celular e realize uma chamada.

Se o método acima funcionou então pode parar por aqui mesmo, mas se infelizmente não funcinou então continue lendo vamos mostrar mais opções para resolver esse problema.

3- Opção Para Resolver “Não Registrado na Rede” Alterando o Tipo de Tecnologia de Rede

Aqui você vai aprender a trocar a tecnologia (4G, 3G e 2G) do sinal do seu aparelho, muitas vezes o aparelho não conecta na rede do aparelho por causa das configurações de rede.

Então alterar isso pode resolver o problema, veja como alterar a tecnologia de rede do seu Smartphone.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Menu de Aplicativos;
  2. Entre em Configurações;
  3. Clique em Rede e Internet;
  4. Selecione Tipo de rede preferencial;
  5. Escolha a Tecnologia (4G, 3G e 2G).

Veja o passo a passo em imagens rolando para os lados:

4- Opção Para Resolver “Não Registrado na Rede” Forçando o Registro na Rede

Esse método consiste em acessar as configurações do seu aparelho e solicitar a pesquisa de rede e conexão com a rede de sua operadora manualmente ou uma conexão automática.

Mas fique tranquilo parece difícil mas é um método bem simples na verdade. Vou iniciar mostrando como ativar o Roaming do seu Smartphone.

Veja o passo a passo para ativar o Roaming no seu aparelho:

  1. Acesse o Menu de Aplicativos;
  2. Entre em Configurações;
  3. Clique em Rede e Internet;
  4. Ative a opção Roaming de dados;
  5. Aceite a mensagem “Permitir roaming de dados” tocando em OK.

Veja o passo a passo em imagens role para o lado.

Agora que já ativou o Roaming para seu celular vou mostrar como selecionar a rede manualmente da sua operadora.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Menu de Aplicativos;
  2. Entre em Configurações;
  3. Clique em Rede e Internet;
  4. Toque em Operadoras de Rede ou Rede Móvel;
  5. Pesquisar redes para selecionar a rede manualmente;
  6. Para selecionar a rede automaticamente clique em escolher automaticamente.

Compartilhe:

5-Atualizar o Software do Android ou iOS

A mensagem de erro Não Registrado na Rede pode aparecer por causa de aplicativos do sistema desatualizados no seu android ou iOS então para evitar esse transtorno é melhor manter atualizado.

Mas como eu atualizo meu aparelho então?

É muito simples basta seguir o nosso tutorial abaixo:

  1. Antes de iniciar, carregue seu celular e deixe a bateria com 100% de carga, isso é necessário afinal se você atualizar com pouca carga pode acontecer algum problema;
  2. Abra o Menu de Aplicações;
  3. Acesse as Configurações;
  4. Role até Sistema;
  5. Toque em avançado para abrir mais opções;
  6. Procure Atualização do Sistema;
  7. Se tiver alguma atualização pendente, instale-a e espere o celular reiniciar.

Após esse tutorial você já vai saber se precisa atualizar o seu aparelho ou não. Se você precisou atualizar seu aparelho após a reinicialização verifique se o erro Não registrado na rede desapareceu.

6-A Falha de Registro do IMEI na Rede

Quando o seu smartphone tenta se conectar com uma rede ele deve informar o IMEI desse aparelho, e o número informado deve ser válido.

Em alguns casos pode acontecer alguma instabilidade ou mal contato entre o chip e o aparelho ocasionando na falha de registro do IMEI.

Esse problema costuma acontecer principalmente em ROMs customizadas e aparelho com acesso ROOT liberado, ou seja, se você estiver recebendo essa mensagem e você utiliza uma custom ROM então essa pode ser a causa.

Então para verificar se seu aparelho está com IMEI funcionando corretamente basta fazer uma ligação para o seguinte código:

  • *#06#

Bom se apareceu seu IMEI na tela então está tudo certo, mas se você recebeu uma mensagem de erro então essa pode ser a causa da mensagem não registrado na rede.

Se você utiliza uma custom ROM ou liberou o acesso ROOT no seu aparelho, recomendo que você tente restaurar para as configurações de fábrica, ou reinstalar o seu Android original.

Não vou me prolongar aqui mas para não deixar você perdido, busque no Google as palavras “Restaurar Stockrom + Modelo do seu aparelho (Moto z2, Samsung J7 e etc)”.

7-A Manutenção das Antenas da Sua Operadora Pode ser a Causa

Se essa for a causa da mensagem então não tem o que fazer a não esperar a manutenção terminar.

Mas para saber isso você pode entrar em contato com sua operadora através de outro aparelho e perguntar se a rede está normal na sua região.

Outra opção é verificar no site das operadoras e verificar o status da cobertura na sua região é só clicar abaixo:

Verifique também se você está em uma área com rede da sua operadora.

8-CHIP(SIM Card) Cortado Errado ou Mal Encaixado no Aparelho

Se você seguiu todos os tutoriais e nada funcionou, então verifique se seu chip está encaixado corretamente no seu aparelho.

Outra possibilidade é a de que seu chip foi cortado errado, caso você mesmo tenha cortado verifique se não danificou a parte dourada durante o corte.

Se o chip está danificado então não há como recuperá-lo e você deve comprar outro chip e solicitar a portabilidade para conseguir utilizar o mesmo número.

Você pode também solicitar através de uma loja física, para encontrar a loja mais perto de você acesse abaixo:

9-A Oxidação no Cabo Flat da Antena do seu Aparelho pode ser o problema

Para se conectar na rede da sua operadora seu celular tem uma antena interna que faz esse serviço para você, essa antena interna utiliza um cabo flat e as vezes esse cabo pode se romper ou oxidar e isso faz com que a antena do seu smartphone não consiga se comunicar com a rede da operadora.

Quando isso acontece o único jeito é levar até uma loja autorizada para fazer a troca desse cabo e fazer tudo voltar ao normal.

10-Troca ou Portabilidade de Operadora

Se até agora nada funcionou, você pode optar por escolher uma nova operadora e realizar a portabilidade trocando de operadora sem perder seu número atual.

É muito fácil confira:

  • Portabilidade Vivo
  • Portabilidade Oi
  • Portabilidade TIM
  • Portabilidade Claro
  • Portabilidade Nextel

Gostou do artigo? Curta e Compartilhe!